O Centro de Formação Profissional Dr. Paulo Fróes Machado, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (FaCJSA), da Universidade Iguaçu (UNIG), incorpora as atividades de estágio dos Cursos Jurídico, de Administração e Ciências Contábeis.
O Núcleo de Prática Jurídica, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas, coordena as atividades acadêmicas de prática jurídica simulada e prática jurídica real, e as atividades extensionistas de assistência jurídica são prestadas à comunidade através do Escritório de Assistência Jurídica (ESAJUR), desdobrado em duas unidades, uma no Campus I e a outra no Campus V, onde se desenvolve o estágio profissional de advocacia e a prestação de serviços comunitários.
Destaque-se o Programa de Defesa do Consumidor (PROCON/UNIG), mediante convênio firmado com a então Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor – SEDC, que recepciona as reclamações de consumidores da região geo-econômica, e promove as conciliações possíveis através da Comissão de mediação e conciliação.
No Campus I, o ESAJUR está situado na Rua Bernardino de Mello, nº. 2075 – sobreloja – Centro – Nova Iguaçu – Estado do Rio de Janeiro.
No Campus V, o ESAJUR está situado na Av. Porto Alegre, 267, Bairro Cidade Nova. Roberto Silveira, Itaperuna / RJ
Tel (22) 3822-4444
O ESAJUR tem seus objetivos traçados no art. 4º e incisos, do seu Regulamento, proporcionando aos acadêmicos do Curso Jurídico, matriculados nos 9º e 10º períodos, a prática forense, por meio de estágio complementar, possibilitando a atuação em casos reais, assistidos e orientados por professores-orientadores, advogados-orientadores e estagiários-graduados.
A fim de atender aos alunos do turno da noite, tanto no que concerne ao estágio extracurricular, quanto à prática jurídica real, o Escritório de Assistência Jurídica, integrado ao Núcleo de Prática Jurídica, funciona, no horário de 8h às 22h.
Cabe ressaltar que o ESAJUR presta atendimento nas áreas Civil, Penal, Trabalhista e de Família, cada uma com professores-orientadores, advogados-orientadores e estagiários-graduados para cada segmento, a fim de atingir, com maior presteza, os objetivos traçados.
A formação discente através do Núcleo de Prática Jurídica é obrigatória para todos os alunos do Curso Jurídico a partir do 7º período, podendo os demais alunos, excepcionalmente, participar de trabalhos de estágio, como assistentes, na forma do parágrafo único do art. 13 do Regulamento do NPJ.
O Escritório de Assistência Jurídica, ao longo de suas atividades, tem procurado concentrar seus esforços em dois pontos fundamentais. O primeiro, atividade precípua, dando aos alunos uma visão prática e eficiente da atuação do Advogado, preparando-o não só tecnicamente, mas, sobretudo, fomentando a formação de uma consciência profissional, visando ao sucesso de cada um e à melhoria da qualidade do advogado, e, conseqüentemente, da Justiça que se procura distribuir com a prestação jurisdicional do Estado, sem divorciar-se das questões éticas no trato com os assistidos. O segundo, mas não menos importante, consiste em proporcionar um atendimento de qualidade às pessoas carentes, que, ao procurar os serviços do ESAJUR, depositam, neste, talvez, as últimas esperanças de solução para questões fundamentais de suas vidas. Por essa razão, o atendimento deve ser feito, sempre, com cortesia, competência, e, sobretudo, com carinho, como é feito habitualmente.